terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Transmissor do Padre

Meus pais, avós e tios moravam todos em uma velha casa ao lado da igreja em Santa Maria de Itabira. Como não poderia deixar de ser, a relação das tias com a igreja era forte. Missas, reuniões, festas e procissões, elas participavam de tudo isso e muito mais, ajudavam o padre.
Acabei envolvendo também, estava sempre ali por perto, fiquei amigo do padre.

Certa vez o padre Luiz Moreira Costa assumiu a paróquia. Ele era moderno, já não usava batina e era bem liberal. Sua vinda para a comunidade causou polêmica - ele demoliu a velha igreja para construir a atual igreja matriz, construção moderna.
Meu avô teve um infarto e morreu ali; ele estava carregando terra para a construção dessa igreja nova, um mutirão de paroquianos.

Padre Luiz era um revolucionário, um padre diferente, causou grande impacto aos conservadores - dizem que ele mandou jogar imagens de santos no rio Girau. No alto falante da igreja, o único meio de comunicação da cidade na época, ele tocava os tradicionais dobrados e também Roberto Carlos.

Vizinho, eu estava sempre ali ao lado do padre, que também gostava muito de eletrônica.Aprendi muitas coisas com ele, inclusive eletrônica para reforçar meu curso no Instituto Monitor.

Um dia o padre me contou que a igreja tinha um transmissor de AM, com válvula 6L6 na saída, fiquei doido, me imaginei um radioamador. Não era bem isso. Naquela época as igrejas transmitiam as missas em ondas médias. Os amplificadores valvulados para o serviço de alto falante tinham uma etapa de RF( Radio Frequencia) com VFO( Oscilador de Frequencia Variavel) e tudo. Selecionava-se uma freqüência vaga e a pregação do padre era transmitida para a cidade e na zona rural. E 100 watts em AM ( Amplitude Modulada) cobrem dezenas de kilometros!Não me lembro onde era usado esse aparelho, não recordo bem de transmissão de missas, só sei que esse transmissor veio parar em minhas mãos. O padre me emprestou o aparelho. E foi com ele que eu vivi uma alegria inesquecível. Liguei um toca-discos na entrada de áudio, espichei um logo fio na saída de antena, monitorei em um receptor a freqüência transmitida e o áudio.Saí de casa com um radinho de pilha para escutar a transmissão. O long-play acabou e eu ainda estava pedalando a bicicleta nas estradas de Santa Maria escutando alto e claro aquela transmissão.

Pouco a pouco o boato foi se espalhando pela cidade e muitos passaram a escutar a emissora.Era uma agradável e feliz experiência que funcionou. Foi exatamente ai que apaixonei ainda mais pelas ondas hertzianas, telecomunicações e radioamadorismo.Infelizmente, depois de alguns dias tive que devolver o transmissor ao Padre.

Nenhum comentário: