quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Instituto Monitor

Aos 15 anos de idade, contra a vontade de meu pai e pago pela minha querida, compreensiva e hoje saudosa Mãe, passei a receber pelo Correio os fascículos do Instituto Rádio Técnico Monitor o Curso de Eletrônica, Rádio e Televisão. Em uma determinada época esses cursos não eram tão valorizados, hoje, são o Ensino a Distancia, ministrados por diversas universidades e reconhecidos pelo MEC.

Que saudade. Tenho vontade de repetir este curso - desde que fosse exatamente igual, com as mesmas matérias e kits de montagem iguais. Acho que com a evolução digital não deve ser mais assim. Ainda ontem pesquisei - o Instituto Monitor ainda existe e parece modernizado.

Infelizmente por um grande descuido não guardei os fascículos e nem o meu grande e feliz feito: o rádio a válvula que montei.

Em 1966 , em cima da grande mesa da casa de meus avós estavam meu orgulho e minha alegria: aquele receptor a válvula que montei pelo Instituto Monitor. A retificadora 35W4 a 50C5 na amplificação, um monobloco de 4 faixas. Era um rabo quente ( receptor sem transformador) a alimentação direta em 110 volts com os filamentos das valvulas em série.

A recepção era uma maravilha, apesar de não existir fontes de interferência com há hoje.
Em Ondas Médias ouvia durante o dia a rádio Italaia e Inconfidência de Belo Horizonte e em ondas curtas a rádio Aparecida, Record e Bandeirantes de SP. Ao entardecer as internacionais Voz da América (o atual ministro Helio Costa era locutor lá) e a rádio Moscou. Escrevi cartas, falaram meu nome, mandaram revistas e folders.

Recentemente retomei o velho hábito de escutar emissoras de rádio. Às vezes quando perco o sono ou enquanto estou fazendo algo. Estes programas e radialistas me divertem e atualizam. Tenho escutado a Itatiaia de BH, durante o dia e pela madrugada em 610 Khz e outras vezes em ondas curtas 5970 Khz.
Outras vezes giro o Dial para ouvir um pouco de diversas emissoras. Geralmente confiro a lista internacional de Brodcastings para conferir a localização, potencia e demais dados da emissora.

Um comentário:

PP1PF - PY4PF - Eustaquio Vitoria ES disse...

Rafael, tive o privilegio de ler todos os seus comentarios, q legal heim, fico mto feliz de fazer parte de seu grupo de amigos, tudo de bom para vc, continue escrevendo e reescrevendo suas historias e experiencias de vida, parabens, Abracos e tudo de bom para vc!!! PP1PF - PY4PF - Eustaquio - Vitoria ES